quarta-feira, 1 de julho de 2015

DICAS DE PRIMEIROS SOCORROS COM, MIRO VASCONCELOS SOCORRISTA VOLUNTARIO E PALESTRANTE: DUVIDAS? Pergunte: TL. (24) 999438628.

SINAIS VITAIS:
São sinais indicadores que possibilitam uma avaliação do estado geral da vitima.
São eles:
Respiração:
Pulso:
Pressão arterial:
Temperatura:
Pupila:
Cor e umidade da pele:
RESPIRAÇÃO:
Desde que a presença da respiração foi estabelecida no exame Primário, o exame secundário envolve a avaliação da frequência, profundidade e ritmo.
Afrequencia respiratória e dada em MRPM ( Movimento respiratório por minuto), considerando um movimento respiratório como uma expiração e uma inspiração, esta frequência tende a ser mais rápida no recém nascido ( 40 a 60 mrm) diminuindo em relação ao aumento da idade, no adulto, de 12 a 20 mrm .
OBS. : considerar frequência respiratória alterada se  esta for menor que 10 m.r.m ou maior que 30 m.r.m no adulto:
PULSO:
A presença do pulso e determinada no exame primário. O exame secundário permite ao socorrista avaliar o pulso quanto a frequência,  o ritmo e o volume, pulso e a onda de distensão de uma artéria palpável que pulsa segundo as contração do coração 60 a 80 b.p.m,
A frequência e dada por b.p.m, ( batimento por minuto) para se verificar o pulso, apalpa-se um ponto de pressão no corpo, verificando -se quantas pulsações foram registradas em 1 (um) minuto.
Ponto mais utilizado para verificação de pulsação:
- Adultos e crianças:Radial e carótida:
-Recém nascido:Braquial

Obs: nunca utilizar o polegar para verificação de pulso, Pois ele tem pulsação Propriá.

: